A reconstrução mamária imediata é realizada no momento da retirada do tumor. Existem dois grandes grupos de tratamento para o tumor de mama. Um deles é a quadrantectomia, que consiste na retirada apenas de uma parte da mama onde está localizado o tumor, preservando o restante da mama. Nessa situação, é possível realizar uma plástica mamária utilizando o restante da glândula para modelar e criar uma forma bonita e adequada, enquanto trata o tumor com segurança. Vale ressaltar que sempre há a necessidade da realização da radioterapia após a retirada da lesão.
A outra grande modalidade é a mastectomia, onde toda a mama é removida, preservando ou não a pele, dependendo da localização e do tamanho do tumor. Nesse caso, consideramos ideal realizar a reconstrução de forma imediata. Essa reconstrução pode ser feita com o uso de expansores, que são próteses temporárias preenchidas com soro fisiológico e que precisarão ser trocadas em um segundo momento.
Em casos favoráveis, podemos colocar os implantes diretamente logo após a retirada da mama. É importante ressaltar que quase sempre é necessário um pequeno procedimento adicional para o refinamento do resultado estético, como enxerto de gordura ou lipoenxertia. Em outros casos, também podemos utilizar retalhos, que consistem na retirada de músculo e pele de outras partes do corpo, principalmente do abdômen ou do dorso da paciente, para realizar a reconstrução da mama.